Ministros da Defesa, do Interior e da Segurança interna de Moçambique e Malawi, co-presidem, esta sexta-feira, a XV sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, que decorre na cidade malawiana de Blantyre.
Cristóvão Chume ministro da defesa nacional e Arsénia Massingue do Interior, ambos de Moçambique e Harry Nkandawire ministro da defesa e Ken Zikhale Ngoma, da segurança interna do Malawi, vão apreciar e adoptar os consensos alcançados pelos peritos reunidos desde quarta-feira.
Os dirigentes dos pelouros da defesa e segurança de Moçambique e Malawi, vão formalizar acordos sobre a troca de informações relevantes que colocam em causa a segurança pública dos dois estados e a actuação conjunta para o combate aos crimes transfronteiriços.
O tráfico de drogas e de pessoas, a migração ilegal, a troca de prisioneiros, a vigilância da linha de fronteira e a melhoria da actuação da polícia nos dois lados da fronteira, são alguns consensos alcançados pelas duas partes.
Peritos do Malawi e Moçambique, acordaram igualmente melhorar os mecanismos de cooperação já existentes e que os dois estados deverão continuar firmes nas relações de cooperação bilateral nas áreas de Defesa, Segurança Pública e do Estado.
Refira-se que a realização desta reunião ministerial, marcará o fim desta XV sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança que vinha decorrendo na cidade de Blantyre. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.