Conferência Episcopal de Moçambique não aprova união de pessoas do mesmo género

Publicado: 03/01/2024, 12:35
Categoria:

A Conferência Episcopal de Moçambique reitera que a união entre pessoas do mesmo género não tem enquadramento na Bíblia.

O posicionamento foi reafirmado esta quarta-feira pelo Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos, no espaço Café da Manhã.

O prelado disse ser inconcebível, na bíblia, ver ou ter um casal que seja homem com homem ou mulher com mulher.

“Deus fez o homem, fez a mulher e os dois se unem. Então, a nível bíblico não há dúvida de que não é possível esse casamento ou esse matrimónio. Para nós, em Moçambique, não é aplicável isso”- disse.

Dom João Carlos esclareceu que, a não bênção de uniões entre pessoas do mesmo género, não pode constituir motivo de exclusão da sociedade ou de práticas de actos de violência contra tais cidadãos.

Segundo o Arcebispo de Maputo, a situação dessas pessoas que enfrentam união irregular, por exemplo poligamia e outras uniões, não pode ditar o seu afastamento no seio da igreja ou da comunidade.

OArcebispo de Maputo explicou, ainda, que a decisão tomada pela Conferência Episcopal de Moçambique, de não abençoar uniões entre pessoas do mesmo género, não fere o posicionamento do Papa.

“Não estamos a dizer que o Papa tem razão, a doutrina é falsa ou não é falsa. Estamos é preocupados com a igreja em Moçambique e o que significa não apresentarmos o nosso posicionamento em relação ao documento. E depois, temos aspectos nossos culturais que é preciso ter em conta o contexto. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram