O Conselho Constitucional diz estar empenhado no processo de validação dos resultados das eleições gerais de Outubro último, estando neste momento a confrontar e a reverificar os editais e as actas disponibilizados por partidos políticos e organizações da sociedade civil.
Num comunicado, o Conselho Constitucional afirma que existem casos graves de editais duplicados, falsificados, preenchidos ou assinados pelo mesmo punho com o objectivo de ludibriar este órgão que tem a responsabilidade exclusiva de validar e proclamar os resultados das eleições.
O comunicado do Conselho Constitucional refere ainda que o Partido PODEMOS alegou não ter conseguido apresentar todas as actas e todos os editais.
Neste momento, o Conselho Constitucional está a processar, a confrontar e a digitalizar os dados do processo eleitoral submetidos pelo Partido PODEMOS.
O Comunicado sublinha que, nas eleições presidenciais, nenhum dos candidatos interpôs recurso junto dos tribunais distritais, tendo-se registado apenas um recurso de forma intempestiva sobre a validação no círculo do Zimbabwe.
Segundo o comunicado, o Conselho Constitucional recebeu doze processos de contencioso eleitoral submetidos pelos partidos PODEMOS, RENAMO e MDM, que estão a ser revistos na fase da validação(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.