O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje o fim do mandato da sua missão no Mali (Minusma) a partir de 30 de Junho e a sua retirada do país após 10 anos de serviço.
A resolução foi adoptada de forma unânime com 15 votos favoráveis de todos os Estados-membros que integram o Conselho de Segurança, após o Governo do Mali ter pedido explicitamente a retirada "imediata" da missão do país, que conta actualmente com mais de 17 mil membros e é uma das maiores do mundo.
Além de encerrar o mandato da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (Minusma) a partir de 30 de Junho, a resolução agora aprovada determina que a missão inicie imediatamente em 01 de Julho a transferência das suas tarefas e a retirada ordenada e segura do seu pessoal, cessando as suas operações, com o objectivo de concluir este processo até 31 de Dezembro deste ano. (RM/NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.