O conselho municipal da cidade de Pemba, em Cabo Delgado, lançou um programa denominado “Cidades e Infra- estruturas Verdes” como forma de melhorar a resiliência climática, através de um planeamento urbano.
O projecto tem, igualmente, como objectivo a melhoria da manutenção de drenagem e saneamento do meio, protecção costeira e erosão, entre outras acções ligadas a resiliência climática.
O referido programa, consiste em construir infra-estruturas de baixo custo e resilientes às alterações climáticas, bem como tornar centros urbanos mais modernos, reforçando simultaneamente o crescimento económico sustentável da edilidade.
Numa primeira fase, o plano lançado vai abranger os bairros de Maringanha e Metula, na cidade de Pemba.
O Vereador do Pelouro de Urbanização no município de Pemba, Abdulremane Chaca, disse que o projecto, ora lançado, vai tornar os bairros da urbe mais organizados e com fácil acessibilidade a diversos serviços.
Entretanto, a Coordenadora do Programa “Cidades e Infra-estruturas Verdes”, Ana Chaves, disse haver necessidade do envolvimento de todos os intervenientes para a materialização daquele desígnio.
O Programa “Cidades e Infra-estruturas Verde” abrange os municípios da Beira, Nacala e Pemba, e numa primeira fase o projecto-piloto naquela parcela do país, terá a duração de 16 meses. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.