A Coreia do Sul vai disponibilizar um pacote de um bilião de dólares para financiar diversos projectos de desenvolvimento em Moçambique.
O anúncio do montante foi feito esta terça-feira, em Seul, pelo Presidente da República em declarações à imprensa, durante o balanço da visita de trabalho que efectua à Coreia, onde participou na Cimeira Coreia-África.
Além deste montante, a Coreia irá, igualmente, investir 14 biliões de dólares para as empresas coreanas poderam desenvolver empreendimentos em África.
O Chefe do Estado disse ainda que a Coreia irá disponibilizar outros dez biliões de dólares para apoiar os países africanos, incluindo Moçambique, até 2030.
Filipe Nyusi esclareceu que o país deve concorrer para estes financiamentos, apresentando projectos viáveis e prioritários para o desenvolvimento do país.
Sobre as relações diplomáticas com a Coreia, Filipe Nyusi afirmou que o encontro que manteve com o seu homólogo foi produtivo.
O Chefe do Estado disse que a sua participação na cimeira foi frutífera, a nível bilateral, multilateral e pelos contactos paralelos que o empresariado nacional está a estabelecer em Seul, sob a coordenação da APIEX e da Câmara de Comércio de Moçambique.
Além de ter participado, esta terça-feira, na cimeira Coreia África, o Chefe do Estado manteve alguns encontros separados com algumas individualidades coreanas e africanas.
À margem da cimeira, o sector empresarial nacional que explora o mercado coreano rubricou alguns memorandos de entendimento com a sua contraparte daquele país asiático.
A cimeira Coreia-África decorre sob o lema: O Futuro Construímos Juntos: Crescimento Económico, Sustentabilidade e Solidariedade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.