O Ministro da Planificação e Desenvolvimento admite que os cortes de financiamento que estão a ser implementados pelo governo norte-americano poderão afectar alguns projectos em Moçambique.
Salimo Valá destaca o projecto de implantação de infra-estruturas na Zambézia financiada no âmbito do Millennium Challenge Account como sendo um dos que pode ficar comprometido.
Valá espera que o governo dos Estados Unidos da América faça uma reflexão a nível interno.
“EUA é um parceiro importante de Moçambique. Esperamos que seja um período de reflexão interna e penso que eles depois vão rever. Temos, por exemplo, ao caso da província da Zambézia que beneficiou de acima de quinhentos milhões de dólares do Millennium Challenge Account e pode ser muito importante a transformação económica e social da província da Zambézia. Acreditamos que eles vão retomar a cooperação, Estados Unidos é um parceiro importante, precisam de um tempo para reflectir internamente para fazer os ajustes das suas estratégias, tendo em conta que é um novo ciclo”, disse.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.