Moçambique vai beneficiar de um apoio de quarenta milhões de dólares norte-americanos para a mitigação das consequências adversas causadas pela Covid-19.
O valor a ser concedido pelo Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, foi aprovado recentemente a título de donativo, que faz parte de uma série de operações de apoio aos países africanos, por parte da instituição financeira continental, desde o início da crise.
O objectivo é de fortalecer a resposta do Governo moçambicano para conter a propagação do novo coronavírus e potenciar os recursos públicos disponíveis para a saúde pública nos centros de tratamento e diagnóstico da doença.
Um comunicado do BAD refere que o valor servirá, igualmente, para apoiar a expansão da protecção social e fortalecer a resiliência económica contra os choques causados pela COVID-19, com acções concretas a favor das pequenas e médias empresas, sobretudo do domínio de agricultura.
No documento, o Banco Africano de Desenvolvimento considera que a pandemia está a ter um impacto significativo nas contas nacionais, colocando em risco a recente recuperação que a economia nacional demonstrava, após as destruições causadas pelos ciclones Idai e Kenneth, no ano passado.
“Os sectores de turismo, construção civil, serviços e indústria mineira tendem a ser os que mais sofrerão devido à natureza das suas actividades e da fraca demanda internacional dos seus produtos” - lê-se no comunicado.
No documento, o BAD indica que para mitigar estes impactos no sector privado e no emprego, a entidade vai apoiar o Governo a expandir a cobertura de seus programas sociais aos mais vulneráveis nas zonas urbanas, peri-urbanas e fronteiriças, segundo o plano de expansão da segurança social.
A operação apoiará também medidas de protecção aos sistemas alimentares, com subsídios ao crédito, para compra de sementes, fertilizantes e sacos de armazenamento da produção com vista a aumentar a segurança alimentar.
A operação, diz o BAD, vai reduzir os custos fixos, além de promover alívio fiscal, face à redução da receita pelo impacto que a pandemia provoca no sector produtivo.
A nota do BAD explica que estas medidas foram concebidas após consultas junto do Governo, sector privado moçambicano, parceiros internacionais e accionistas desta entidade financeira, empenhados na resposta à Covid-19 em Moçambique.
O Banco Africano de Desenvolvimento garante estar a monitorar a evolução da pandemia e, especialmente, o comportamento da economia e assegura que vai continuar a apoiar Moçambique a vencer este desafio. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.