Malawi transforma estádios de futebol em hospitais temporários, para incrementar a capacidade de internamento de doentes da covid-19.
O Bingu Internacional Stadium, na cidade de Lilongwe e o centro juvenil de Blantyre têm instaladas 300 camas cada, e a unidade de tratamento de emergência na cidade de Mzuzu com duzentas camas.
Foi ainda aberto um hospital de campanha com a capacidade de cem camas em Zomba State Lodge , ou seja, na casa de hospedagem do estado de Zomba.
Com os novos hospitais temporários, o país passa a contar com mil e quinhentas camas contra a capacidade inicial que era de quatrocentas camas.
O Malawi alargou igualmente para 164, o número de centros de testagem da covid-19.
O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, disse que o aumento da capacidade de internamento e testagem, acontece numa altura em que os laboratórios nacionais acabam de confirmar a existência no país, da variante sul-africana da covid-19.
A situação da covid-19, foi agravada com o regresso ano passado, de mais de dezoito mil malawianos que viviam na África do Sul, devido ao confinamento imposto pelo presidente Ciryl Ramaphosa.
Face a esta realidade Lazarus Chakwera deu a conhecer que todos os esforços estão a ser envidados para conter a propagação da doença.
Investigadores do Malawi Liverpool Wellcome Trust no Queen Elizabeth Central Hospital na cidade de Blantyre, já têm a capacidade de sequenciar o vírus que causa a Covid-19.
Chakwera acrescentou que o seu governo fez uma parceria com os centros de controlo de doenças da África e dos Estados Unidos para trazer a mesma capacidade para o Laboratório Nacional de Saúde Pública em Lilongwe, a capital do país.
Cumulativamente, o Malawi tem até ao momento 24.365 casos, com 712 mortes representando uma taxa de letalidade de 2,9%.
Um total de 8.945 casos já foram recuperados e 15.348 continuam activos. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.