Cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 15 anos de idade serão abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, hoje lançado, no país.
O plano, com quatro fases, contém orientações e acções que vão garantir que o processo de vacinação decorra de forma segura e sem qualquer tipo de sobressaltos.
A primeira fase de vacinação inicia segunda-feira e vai abranger profissionais de saúde, idosos vivendo em lares de terceira idade, trabalhadores dos lares, doentes com diabetes e membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que dirigiu o lançamento do Plano, alerta a sociedade a estar vigilante em relação a boatos e desinformação que possam surgir em relação a eficiência da vacina.
“Devemos garantir que este plano de vacinação contar a covid-19 seja implementado e que todos os intervenientes do processo respeitem os critérios neles definidos. Se os intervenientes neste processo observarem os critérios definidos no plano e cada um de nós ser vigilante, estaremos a assegurar que a vacina chegue de facto aos grupos alvos definidos em cada fase da vacinação. A experiência ensina-nos que em momentos como estes que estamos a viver, haverá sempre tendência de surgirem notícias falsas, campanhas de desinformação, rumores e boatos com o intuito de desacreditar o processo. É assim que temos que estar muito atentos aos possíveis actos de desinformação em torno do processo de vacinação”, afirmou.
Explicou que o plano deve ser visto como um guião de longo prazo que estará sujeito a ajustamentos periódicos sempre que se justificar.
O Primeiro-Ministro sublinhou que o governo continua em contactos com seus parceiros para que Moçambique tenha acesso a mais vacinas.
Já o ministro da Saúde, Armindo Tiago, garantiu que estão criadas todas as condições logísticas para melhor gestão do processo de vacinação.
Mulheres grávidas e menores de quinze anos de idade não vão receber a vacina. A exclusão deste grupo deve-se a falta de evidências científicas sobre a eficácia e segurança da vacina nestes grupos etários. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.