O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que o governo aprovou o decreto que declara a situação de calamidade pública, no país, a vigorar a partir da meia noite do próximo dia 7 de Setembro.
O Chefe do Estado falava, na noite desta sexta-feira, na comunicação à nação no contexto das medidas de prevenção da pandemia do novo coronavírus.
“ Assim findo o estado de emergência, passaremos a situação de calamidade pública. A situação de calamidade pública tem o seu início às zero horas do dia 7 de Setembro de 2020 com duração indeterminada, enquanto se mantiver o risco de prorrogação da pandemia da Covid-19.
Este decreto define as medidas para a contenção da propagação da pandemia da Covid-19 durante o período em que vigorar a situação de calamidade pública. Com esta declaração será igualmente activado o alerta vermelho, que é o nível de alerta que se estabelece sempre que se confirme a existência de uma ameaça que se pode converter num desastre de grande magnitude. Esta é claramente o caso desta pandemia. Com a declaração da situação da calamidade pública o governo irá prosseguir com um conjunto de medidas que visam manter o equilíbrio entre a prevenção e o combate à Covid-19 e a retomada gradual da nossa economia “, disse.
O Presidente da República anunciou a autorização, entre várias actividades, a frequência às praias mediante o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19 e a retoma dos treinos da s equipas que disputam o campeonato nacional de futebol, Moçambola. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.