Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, manifestam total apoio às prioridades de Moçambique, na presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assumida a 01 de Março corrente.
A CPLP entende que os temas sobre a mulher, paz, segurança, combate ao terrorismo e extremismo e mudanças climáticas, elencados por Moçambique como prioritários, neste mandato mensal à frente do Conselho de Segurança da ONU, estão em linha de conta com as prioridades mundiais da actualidade.
O embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas e representante do país no Conselho de Segurança, Pedro Comissário, apresentou à CPLP o programa de trabalhos do mandato moçambicano, até 31 de Março.
Os estados-membro da CPLP, diz Pedro Comissário, aprovaram, de forma unânime, o programa, manifestando, inclusivamente, a intenção de apresentar uma declaração conjunta ao Conselho de Segurança da ONU, neste sentido.
“Houve propostas de a CPLP fazer uma declaração conjunta no grande evento que vai ter lugar, esta terça-feira, que vai ser presidido pela Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação”, disse.
Pedro Comissário falava à imprensa moçambicana, em Nova Iorque, na véspera da realização por Moçambique, do debate aberto sobre Mulher, Paz e Segurança, marcando o primeiro grande evento de alto nível, inserido na presidência do nosso país ao Conselho de Segurança da ONU.
O Conselho de Segurança da ONU, liderado pelo embaixador moçambicano, Pedro Comissário, debate, esta segunda-feira, a situação de segurança no Sudão do Sul e o uso de armas químicas, na Síria. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.