O Presidente da República diz que estão criadas bases seguras para dar, este domingo, do Pacto do Futuro, por parte das Nações Unidas resposta às necessidades das gerações actuais e futuras, no mundo, com a adopção.
Durante a Cimeira do Futuro, os mais de 50 Estados-membro da ONU, incluindo Moçambique, adoptaram, este domingo, o Pacto para o Futuro com o compromisso de traçar um futuro melhor para a humanidade.
No Diálogo Interactivo sobre o Multilateríssimo para a Paz e Segurança Internacionais, no quadro da Cimeira, Filipe Nyusi observou que este marco abre caminho para que se fortaleçam as lutas contra os principais problemas globais da actualidade, tais como as guerras, a pobreza e os desastres naturais.
O Secretário-geral da ONU saudou a adopção do “Pacto do Futuro” e do “Pacto Digital Global; para além da Declaração sobre as Gerações Futuras.
António Guterres manifestou-se, entretanto, preocupado com a crise climática que destrói vidas, devasta comunidades e prejudica a economia.
Esta tarde, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi preside, em Nova Iorque, o Diálogo de Alto Nível sobre a Iniciativa do Miombo que procura responder ao défice de perto de 400 milhões de dólares para o financiamento dos Planos Nacionais, Regionais e Globais para a conservação da Floresta de Miombo.
Antes, Nyusi participa do Fórum do Sector Privado da Cimeira do Futuro e mantêm encontros com várias personalidades com destaque para o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Primeiro-ministro da Irlanda, Saimon Harris. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.