O Presidente Cyril Ramaphosa comprometeu-se a trabalhar com todos os segmentos da sociedade, incluindo partidos políticos, para encontrar soluções para os desafios que a África do Sul enfrenta.
Não tendo havido um partido que logrou obter maioria nas recentes eleições, Ramaphosa entende que o povo demanda que os líderes trabalhem em conjunto.
É nesta perspectiva que Cyril Ramaphosa comprometeu-se a trabalhar como todos os segmentos da sociedade, incluindo partidos políticos, para encontrar soluções para os desafios que a África do Sul enfrenta.
O compromisso foi feito diante de altas personalidades, de vários cantos do mundo, incluindo o chefe de estado moçambicano Filipe Nyusi.
“Como líderes, como partidos políticos, somos chamados a trabalhar em parceria para uma economia em crescimento, melhores empregos, comunidades mais seguras e um governo que trabalhe para o seu povo. De todo o espectro político, os partidos responderam a este apelo. Compreendendo que nenhum partido pode governar sozinho e fazer leis sozinho, estes partidos concordaram em trabalhar em parceria, para empregar os seus talentos para o bem do país e o progresso do seu povo”- disse Ramaphosa.
Como corolário dessa ideia de trabalhar em conjunto, Ramaphosa reiterou que a África do Sul vai ter um governo de unidade nacional, facto que considera como um momento de profundo significado e de início de uma nova era.
“As partes adoptaram uma Declaração de Intenções, na qual se comprometeram a alcançar um crescimento económico rápido, inclusivo e sustentável; criar uma sociedade mais justa combatendo a pobreza; salvaguardar os direitos dos trabalhadores; estabilizar o governo e desenvolver a capacidade do Estado. As partes assumiram o compromisso de investir no povo da África do Sul através da educação e cuidados de saúde de qualidade; combater o crime e a corrupção; fortalecer a coesão social; construir uma nação unida; e prosseguir uma política externa baseada nos direitos humanos, na solidariedade e na paz”- concluiu.
Para a prossecução desses objectivos, o Presidente Cyril Ramaphosa alerta que os sul-africanos devem rejeitar os que tentam semear o divisionismo, o cinismo ou de colocar uns contra os outros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.