O governo diz que o défice do Orçamento do Estado deste ano subiu, de cento e cinco biliões de meticais para cento e cinquenta e oito, por conta da pandemia da Covid-19 e dos ataques no Centro e Norte do país.
O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que o governo submeteu já ao parlamento a proposta do orçamento rectificativa para o documento estar em conformidade com a lei.
“Nós estamos a pedir o rectificativo porque há despesas a acrescentar e a lei diz que quando houver aumento de despesas, necessidade de aumentar a despesa, é preciso pedir autorização pela alteração do orçamento este défice vai ser financiado com apoio externo que está chegando e também com o uso de reservas de orçamento que nós temos”, disse.
Adriano Maleiane precisou que o executivo já tem garantias de parceiros internacionais para o apoio ao Orçamento do Estado deste ano.
O Ministro da Economia e Finanças foi ouvido, esta sexta-feira, por comissões especializadas da Assembleia da República, em torno da proposta do orçamento rectificativo do estado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.