A degradação das vias de acesso aliada a dispersão da população dificulta a assistência médica aos habitantes de quatro comunidades do posto administrativo de Matchedje, distrito de Sanga, província do Niassa.
A região, com mais de três mil habitantes, conta apenas com duas unidades sanitárias, localizadas nos povoados de segundo congresso e Matchedje aldeia.
O chefe do posto administrativo de Matchedje disse que a situação é mais crítica no povoado de Nkolesya, que dista a cento e vinte quilómetros da sede do posto administrativo e os técnicos de saúde percorrem aquela distância, passando por Tanzânia para dar assistência a população local.
Daimone Assane Daimone disse que além de Nkolesya, Lilumba, Nova, Madeira e Moóla são outros povoados onde as pessoas percorrem longas distancias para encontrar uma unidade sanitária.
A fonte disse por outro lado que a degradação das vias de acesso concorre para a especulação de preços dos transportes semicolectivos de passageiros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.