No distrito de Chibuto, em Gaza, a garantia da sanidade animal é desafiada a existência de diversas raças de carraças e degradação de tanques carracicidas que ficaram na sua totalidade inoperacionais.
As autoridades pecuárias locais, afirmam estarem identificadas no distrito pelo menos dez tipos de carraças incluindo a telériose, a mais agressiva e quinze tanques carracicidas que deixaram de funcionar devido a sua degradação.
O director do Serviço Distrital das Actividades Económicas de Chibuto, explica que é este cenário que desafia os criadores, pois acontece num distrito com a maior população bovina de Gaza, estimada em mais de cento e dois mil animais.
Milagre Simbine diz que perante a inexistência quase de infra-estruturas pecuárias, a alternativa que é disseminada junto dos criadores, é o banho cíclico dos animais com recurso a pulverização apesar de ser uma técnica muito exigente.
Segundo o director do Serviço Distrital das Actividades Económicas, em Chibuto, Milagre Simbine, o distrito possui também maior população de caprinos e ovinos, que também possuem exigências fitossanitárias próprias.
O distrito de Chibuto possui quarenta e seis mil caprinos e mais de trinta e oito mil ovinos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.