Uma denúncia de cidadão levou a descoberta e ao desmantelamento de uma fabriqueta de telemóveis da marca iPHONE, na cidade de Maputo,
A fabriqueta era gerida por dois indivíduos de origem chinesa, a partir de uma residência particular.
Os telemóveis foram introduzidos no mercado nacional sem a licença do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), segundo o director das Alfândegas na cidade de Maputo, Gimo Jone.
“ Na verdade, isto aqui é uma fabriqueta; é um apartamento mas funciona como uma fabriqueta. Os telemóveis são feitos aqui, são colocados IMEIs e são vendidos numa loja situada na zona do Alto-Maè. Esses telemóveis todos, foram introduzidos sem a licença do INCM e muito menos a declaração aduaneira. Portanto, trata-se, além do crime, contrabando porque não há nenhum papel que justifica a importação e a colocação no mercado dos telemóveis “, disse.
Como resultado da operação que durou três semanas, foram mais de mil telemóveis apreendidos da marca iPHONE e diverso material que era usado para a contrafacção dos IMEIs, números de identificação dos telemóveis. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.