As autoridades sul-africanas deportam 164 moçambicanos que viviam ilegalmente no país vizinho.
Trata-se de moçambicanos que foram detidos por cometimento de diversas irregularidades na vizinha África do Sul.
O porta-voz da Direcção provincial de Migração, em Maputo, Juca Bata, explica que dos 164 moçambicanos deportados, semana finda, quatro foram acusados de crimes de homicídio voluntário e furto na via pública.
“De entre estes, alguns foram acusados de cometimento de diversas irregularidade e crimes, tendo sido dois, por homicídio voluntários e dois, por furto na via pública”, disse.
Preocupadas com a prevalência de casos de moçambicanos que são deportados por ilegalidade, na vizinha África do sul, as autoridades migratórias na província de Maputo trabalham já em coordenação com a Direcção de Trabalho Migratório, no país vizinho, para rever o cenário.
“ Estamos a falar concretamente de trabalhadores das farmas, mineiros, que são emitidos os seus passaportes, com vista a evitar que os mesmos exerçam alguma actividade laboral naquele país sem documentos, que no final culminavam com o seu repatriamento. Ao nível local, também se trabalha com a sensibilização da população geral com vista que todos obtenham documentos, daí que todas as direcções, vão constituindo brigadas móveis para a emissão de passaportes, com vista a evitar que nenhum cidadão moçambicano saia do país sem documentos “, disse (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.