Em Gaza, tende a aumentar a desnutrição em crianças menores de cinco anos. Só no primeiro trimestre deste ano, mais de setecentas crianças com desnutrição foram internadas nas unidades sanitárias da província.
Esta cifra corresponde a um incremento em dois por cento, do número de crianças desnutridas em comparação com igual trimestre do ano passado.
Os sucessivos fracassos de épocas agrícolas devido a seca cíclica, a fraca educação alimentar e nutricional e alguns hábitos sócio-culturais, são de entre os vários factores que estão na origem da desnutrição em crianças.
O médico Chefe Provincial, Sérgio João, explica que a solução de mal nutrição, passa pela mudança de comportamento devendo as comunidades balancearem a alimentação com os produtos locais.
Referiu também que devido a covid-19, reduziram as demonstrações culinárias no âmbito da prevenção e combate à desnutrição. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.