O Distrito de Nacala-Porto na província de Nampula tem um défice anual de produção de alimentos de cerca de cento e cinquenta mil toneladas de produtos.
O Director das Actividades Económicas de Nacala, Tadeu Mariano disse que para satisfazer as necessidades alimentares em produtos agrícolas, recorre-se aos distritos de Memba, Nacala-à-Velha, Monapo para a mandioca e os do interior, para milho, feijões e hortícolas.
Tadeu Mariano referiu que o défice de produção de alimentos no distrito de Nacala-Porto, cuja área coincide com a da cidade, tem a ver, primeiro, com a limitada disponibilidade de solos aráveis para agricultura, segundo, do exíguo espaço territorial.
O distrito de Nacala tem um raio de vinte quilómetros, com uma área total de 36 mil hectares, dos quais, 19 mil disponíveis, para a prática da agricultura.
Aliás, a agricultura não é principal actividade de subsistência em Nacala-Porto, numa região onde a população depende de outras fontes de renda como, a pesca, o comércio e prestação de serviços.
Para a presente safra, Nacala-Porto, lavrou e semeou cerca de 19 mil hectares de culturas diversas, prevendo uma produção de oitenta e quatro mil toneladas de produtos, com envolvimento de 16 mil famílias camponesas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.