Cento trinta e uma famílias do Posto Administrativo de Lunho, no distrito do Lago estão afectadas pelas cheias e induções por transbordo do rio Lunho desde a última quarta-feira.
Deste número, vinte e quatro famílias da localidade de Mepochi e povoado de Mambele viram as suas casas destruídas, parcial ou totalmente, e estão em curso acções para o seu reassentamento.
Além destas, algumas famílias da localidade de Messumba e do povoado de Mechumua vivem em condições precárias por motivos de humidade após alagamento das suas residências.
A governadora da província do Niassa, Judite Massengele ordenou o governo do Lago para a identificação de duas zonas seguras para o reassentamento das vítamas das inundações em Mepochi e Mambele.
Ainda anunciou que este sábado seguem duas viaturas para o distrito do Lago com tendas e redes mosquiteiras e outro material para assistência das famílias afectadas.
Por turno algumas vítimas afirmam a sua disposição de abandonarem os locais de risco e pedem a provisão de serviços básicos nos locais de reassentamento.
O caudal do rio Lunho, no distrito do Lago continua com grandes volumes de água devido a queda intensa de chuvas a montante nos últimos dias.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.