Duzentos mil produtores do sector familiar serão integrados no SUSTENTA

Publicado: 30/10/2020, 21:10
Categoria:

O Presidente da República anunciou hoje em Cuamba na provincia do Niassa que o programa Sustenta vai propiciar a criação de diferentes cadeias de valor no pais.

 

Filipe Nyusi fez este anúncio na cerimónia que marcou a abertura oficial da campanha agrária 2020-2021.

O Presidente da República  fez saber que na campanha agrária hoje lançada duzentos mil produtores do sector familiar serão enquadrados no programa Sustenta.

Filipe Nyusi indicou que com este programa espera-se um aumento na ordem de oito por cento o volume de produção agrícola, quantidade acima dos resultados alcançados nos últimos dez anos.

Entre as linhas de cadeia de valor constam o relançamnto da produção de girassol e a revitalização da indústria de produção de óleo de soja, em Mulumbo na Zambézia; a construção da primeira fábrica de processamento de soja em Cuamba; a edificação da fábrica de processamento de farinha de milho em Malema, província de Nampula, o surgimento de uma fábrica de processamento de feijões, com uma capacidade de seis mil toneladas, em Lichinga.

Constam ainda, no rol das linhas de cadeia de valor, a instalação de duas unidades de processamento de castanha de caju em Mueda e Nangade, em Cabo Delgado, unidade de processamento de carnes vermelhas na cidade de Tete; implementação de uma fábrica de processamento de fruta e polpa em Vanduzi, província de Manica, entre outras.

Filipe Nyusi afirmou que, contrariamente a campanha passada, o país vai registar chuvas normais, com tendência para acima de normal, por conta do fenómeno La Ninha, que se vai fazer sentir na região austral de África.

No quadro do lançamento da campanha agrária, o Presidente da República fez a entrega de motorizadas aos extensionistas agrários e vinte e sete tractores aos agricultores.

Depois do lançamento da campanha agrária, o Presidente da República visitou a fábrica de óleo da sociedade algodoeira do Niassa. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram