Manadas de elefantes oriundas da vizinha República do Zimbabwe estão destruir extensas áreas de cultivo e a criar pânico, em algumas comunidades dos distritos de Sussundenga, Mossurize e Machaze, na província de Manica.
Os elefantes que são vistos a circular em diversos pontos dos três distritos já destruíram algumas residências em zonas próximas a fronteira com o Zimbabwe.
O director provincial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente, em Manica, Rafael Mandlate disse que nas suas incursões animais destroem culturas como a mandioca, em Machaze e Banana nos distritos de Mossurize e Sussundenga.
Rafael Mandlate anunciou estarem em curso contactos junto as autoridades zimbabweanas, para se encontrar soluções ao problema.
O Parque nacional de Chimanimani localizado no distrito de Sussundenga em Manica, possui uma zona tampão transfronteiriça, que se estende até vizinho Zimbabwe, onde abundam elefantes.
A administração daquela área de conservação tem trabalhado com o Zimbabwe, na mitigação do conflito homem fauna-bravia.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.