Abriu oficialmente, esta quarta-feira, o centro nacional de operações de resultados, no âmbito das eleições agendadas para a quarta-feira da próxima semana, na África do Sul.
Pela primeira vez, a Comissão Eleitoral Independente colocou o Centro Nacional de Operações de Resultados em Midrand.
Desde 1994, o Centro de Resultados sempre funcionou em Tswane, a capital sul-africana.
Este Centro vai servir como o ponto de convergência para que os partidos políticos, candidatos independentes, observadores e jornalistas possam acompanhar os resultados eleitorais, em tempo real.
O director de Operaçoes Eleitorais, Sy Mamabolo, sublinhou que o centro ontem aberto é um teatro de transparência eleitoral:
“Este centro é a base sobre a qual repousa a transparência. Todos os intervenientes terão acesso a relatórios gerados no sistema, estes relatórios vao fornecer a situação nacional em relação ao desenrolar do processo da contagem. Uma questão de importância substancial é que os resultados de cada assembleia de voto, uma vez auditados, podem ser instantaneamente serem disponibilizados para os partidos politicos e para a imprensa por meio de um aplicativo para a troca de informação”, disse.
Sy Mamabolo, disse ainda que a Comissão Eleitoral está a trabalhar para garantir que as eleições da próxima semana sejam livres, justas e transparentes.
Observadores eleitores e jornalistas, estes dos quatro cantos do mundo, estão a chegar a África do sul, para acompanhar aquelas que poderão ser as mais renhidas eleições dos útimos 30 anos.
A última sondagem continua a colocar o ANC abaixo dos 50 por cento, mas com um desempenho melhor que os estudos de Abril, por exemplo. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.