Dezassete mil agentes da polícia vão ser destacados para as Assembleias de voto da província sul-africana de Kwazulu-Natal para garantir a ordem e segurança, durante as eleições de 29 de Maio próximo.
O facto foi revelado, esta quarta-feira, pelo comandante da polícia em Kwazulu-Natal, o General Mhlanhla Mkhwanazi, na cerimonia de assinatura do Código de Conduta Eleitoral por parte dos partidos concorrentes.
Kwazulu-Natal, um dos maiores círculos eleitorais da África do Sul, tem um histórico de violência politica em períodos eleitorais, com o registo, até, de casos de assassinatos.
Este ano, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas na confrontação entre apoiantes do ANC e do Inkata Partido da Liberdade, no passado mês de Março.
Os cerca de seis milhões de eleitores inscritos em Kwazulu-Natal vão votar em perto de cinco mil assembleias de voto.
O comandante da Policia recorda que votar é um direito cívico, previsto na Constituição, que o eleitor o exerce de forma livre.
Nhlanhla Mkhwanazi alerta que a policia vai ser implacável em relação aos que violarem a lei e apela aos concorrentes a honrarem o Código de Conduta que assinaram.
“ Uma das tarefas que vocês nos deram é prevenir, investigar e combater o crime e, o mais importante, é fazer cumprir a lei. Se alguem violar a lei, se alguem infringir a lei, a nossa tarefa é fazê-la cumprir. A polícia e as agencias de segurança, como um todo em Kwazulu-Natal, estão a planear mobilizar não menos 17 000 agentes responsáveis pela aplicação da lei para policiar estas eleições. Líderes políticos, sim, temos assembleias de voto de alto risco por vossa causa. As assembleias de voto de alto risco são o resultado de pessoas que não querem a tolerarncia e querem violar os direitos dos outros, contraiando o previsto na Constituição. Isto obriga-nos a aumentar o número de agentes policiais que destacamos nesses especificos postos de votação, diise.
Após assinarem o código de conduta eleitoral, os concorrentes se comprometeram a tudo fazerem para que as eleições de 29 de Maio próximo sejam livres, justas e transparentes. (RM Jonaesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.