A hidroeléctrica de Cahora-Bassa, atingiu no ano passado, um nível de produção de energia eléctrica, para a exportação e consumo nacional, na ordem de noventa e oito ponto cinquenta e três por cento.
A cifra representa um crescimento em relação a meta planificada para o ano dois mil e vinte e três, que previa uma produção energética de catorze milhões oitocentos e quarenta e seis mil, setecentos e vinte, mega watts.
Parte desta produção, foi usada para alimentar as grandes indústrias transformadoras, no âmbito dos acordos rubricados com algumas empresas de venda de energia eléctrica, nas repúblicas da Africa do Sul e do Zimbabwe.
A Secretária do Estado em Tete, disse que o nível de produção de energia eléctrica, vem dar um ar de conforto a Província, numa altura em que se augura novos investimentos da mesma área.
Elisa Zacarias, disse que nos próximos tempos, perspectiva-se na província a entrada em funcionamento, de novos projectos a exemplos da central fotovoltaica implantada no distrito de Changara.
A governante disse que no âmbito da produção mineira o carvão mineral coque registou uma realização, na ordem de oitenta e dois ponto três por cento, sendo que o térmico atingiu uma realização em noventa e nove por cento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.