Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, discute com congressistas norte-americanos as relações entre a África do Sul e os Estados Unidos.
Uma nota da presidência sul-africana dá conta do encontro realizado, esta quarta-feira, na cidade do Cabo, entre Cyril Ramaphosa e uma delegação bipartidária do Congresso norte-americano.
Entre outros, as partes discutiram sobre a expan são dos laços comercais e de investimento, olhando para as oportunidades econômicas da África do Sul.
É nesta base que constatou-se que a Lei de Crescimento e Oportunidades para África, AGOA, continua a ser uma mais valia para a industrialização, integração e diversificação das economias do continente africano.
O comunicado da presidência sul-africana destaca que a AGOA fornece uma plataforma para os investidores norte-americanos participarem nas oportunidades apresentadas pela área de comércio livre continental africana.
De referir que, ano passado, alguns congressistas norte-americanos chegaram ameaçar retirar da África do Sul a organização do vigésimo Forum de cooperação económica e comercial Estados Unidos da America/Africa Subsahariana.
Em causa, estava o posicionamento de Pretoria em relação ao conflito que opõe a Russia á Ucrânia.
Na abordagem sobre questões de relações internacionais, o Presidente Ramaphosa reiterou o compromisso da África do Sul em promover a paz, a segurança e o desenvolvimento no continente africano e em todo o mundo.
A nota de imprensa, que temos vindo a citar, acrescenta que uo compromisso de Pretoria inclui a posição não alinhada da África do Sul que procura estabelecer relações cordiais com todos os países e promover a resolução de conflitos através do diálogo.
Cyril Ramaphosa voltou a defender a necessidade de uma solução negociada para o conflito entre Israel e a Palestina.
Reiterou o apoio da África do Sul às aspirações dos palestinianos sobre a autodeterminação e a criação de um Estado e dos israelitas sbore a paz e a segurança.
Ramaphosa voltou a apelar para a libertação des reféns; a um cessar-fogo imediato; ao fornecimento urgente de ajuda humanitária em Gaza e a negociações para uma solução duradoura. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.