Projecta-se para Março próximo, a realização de testes finais e integração do sistema de energia eléctrica, que liga Moçambique à Malawi, a partir da subestação de Matambo, na província de Tete
Os ensaios, decorrerão depois do término dos trabalhos de construção da linha de transporte de energia eléctrica previsto para Março de 2025, do lado malawiano e Abril da parte moçambicana.
Terminada esta fase, a inauguração do interconector Moçambique-Malawi, poderá ser feita em Junho, segundo o secretário-chefe do ministério de energia do Malawi, Alfonso Chikuni.
Chikuni explicou que a prorrogação do prazo de entrega das obras, deveu-se a factores técnicos e logísticos, pois o término estava previsto para Dezembro deste ano.
O projecto, uma vez concluído, permitirá que o Malawi importe de Moçambique 50 megawatts de electricidade, facto que irá estabilizar o fornecimento de energia no Malawi, um país que está a enfrentar uma crise energética à nível doméstico e industrial.
O presidente da comissão parlamentar dos recursos naturais e mudanças climáticas, Werani Chilenga, que visitou as obras enalteceu o esforço do governo de ver resolvido o problema de défice energético no Malawi.
Contudo, Chilenga deplorou os sucessivos adiamentos de entrega das obras, facto que está a prejudicar os sectores-chave, como a mineração, manufactura entre outros.
A interconexão Moçambique-Malawi, faz parte de uma iniciativa regional mais ampla para melhorar o comércio de energia eléctrica dentro da interconectividade de electricidade da África Austral. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.