A Presidente da Assembleia da República Esperança Bias participa, hoje, em representação do Chefe do Estado Filipe Nyusi, nas cerimónias centrais do 30º aniversário do Genocídio em Ruanda, ocorrido em 1994.
A participação de Esperança Bias neste evento, insere-se na visita de quatro dias que efectua à capital ruandesa Kigali, a convite da sua homóloga Donotile Mukabalisa, indica um comunicado de imprensa da Assembleia da República, recebido na nossa redacção.
O Genocídio de Ruanda ocorreu durante cem dias e resultou na morte de mais de oitocentas mil pessoas.
O genocídio de Ruanda, também conhecido como genocídio tútsi, foi um massacre em massa de pessoas dos grupos étnicos tútsis, tuás e de hútus moderados em Ruanda, que ocorreu entre 7 de Abril e 15 de Julho de 1994, durante a Guerra Civil de Ruanda.
O genocídio foi organizado por membros da elite política principal dos hútus, muitos dos quais ocupavam cargos nos níveis mais altos do governo nacional.
A maioria das vítimas foi morta nas suas próprias aldeias ou cidades, muitas por seus vizinhos e companheiros de aldeia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.