A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta as comunidades residentes nas zonas ribeirinhas dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, para o risco de ocorrência de cheias ou inundações, a partir do mês de Outubro próximo.
O alerta surge na sequência do elevado nível de armazenamento de água na principais infra-estrutura de retenção de água na província de Maputo bem como nos países a montante, nomeadamente a África do sul e Eswatini.
O chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas, Agostinho Vilanculos avança que neste momento, as barragens dos Pequenos Libombos e Corrumana, registam níveis de até oitenta por cento de encaixe de água, facto que poderá ditar escoamentos, na época chuvosa que se aproxima.
“Este período é um pouco preocupante porque temos que tomar algumas medidas nos próximos dias, em função daquilo que vai ser a evolução, pelo menos nos primeiros quinze dias de Outubro, que inicia oficialmente a época chuvosa”, afirmou.
O chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas apela as comunidades residentes nas margens dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti para a tomada de medidas de precaução, face ao risco associado a época chuvosa que se aproxima. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.