Instituto Nacional de Saúde (INS) introduz uso de drones no processo de recolha de amostras em zonas recônditas e de difícil acesso para a testagem da covid-19 e de outras doenças.
Primeiramente, o projecto foi ensaiado no distrito de Marracuene onde os drones percorreram uma distância de aproximadamente 14 quilómetros a partir da vila sede distrital até a zona de Mutanhane com trinta amostras para testes.
Deosdélio Malamule, do INS referiu que proximamente os drones serão usados, a título experimental, nas zonas recônditas e de difícil acesso na província de Inhambane.
“Temos cinco pontos muito críticos em Inhambane em que, especialmente em tempos de chuva, algumas amostras acabam ficando semanas ou até meses sem serem transportadas. Achamos que com essa utilização de drones, podemos alcançar todos os locais que queremos”, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.