Uma embarcação suspeita foi capturada, semana finda, pelas Forças de Defesa de Moçambique, ao largo da costa de Mocimboa da Praia, um dos distritos mais afectados pelo terrorismo, em Cabo Delgado.
Ida de Pemba, com mais de sete toneladas e meia de diversos produtos de primeira necessidade, a referida embarcação tinha como destino a aldeia de Macanja, no distrito de Palma.
Por questões de segurança, é interdita a circulação de embarcações, no percurso Ilha do Ibo/Palma.
O comandante da componente terrestre, estacionada na vila de Mocímboa da Praia, coronel Arone Alberto Nema, disse que há suspeitas porque a tripulação traz guias de trânsito indicando a ilha de Matemo, no distrito insular do Ibo, como destino final.
Um dos tripulantes, Issa Mwarabo, que reconhece ter violado as normas impostas pelas autoridades, justificou que a intenção era de ir ajudar a população da aldeia de Macanja, a braços com escassez de alimentos.
Entretanto, as Forças conjuntas Moçambique e Ruanda vão ganhando terreno nas acções de combate aos terroristas; na semana finda, por exemplo, libertaram as aldeias de Nakitengue e Mbau, tidas como importantes posições do inimigo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.