Empresas públicas e participadas pelo Estado têm uma dívida de cerca de 500 milhões de dólares, o equivalente a perto de 425 mil milhões de meticais.
O Administrador do Pelouro de Controlo de Empresas, no Instituto de Gestão das Participações do Estado, IGEPE, disse tratar-se de dívidas com a banca, fornecedores de bens e serviços, entre outros.
Em entrevista à Rádio Moçambique, Raimundo Matule referiu que, no global, a dívida é sustentável, mas reconheceu haver situações específicas de insustentabilidade em algumas empresas.
É na sequência deste e de outros problemas que está em curso um processo de restruturação do sector empresarial do Estado.
Com efeito, já foi contratada uma empresa que vai conduzir um estudo para a reestruturação da Correios de Moçambique, Empresa Moçambicana de Seguros, EMOSE, Sociedade de Gestão Imobiliária, DOMUS, e o Terminal Graneleiro da Matola, STEMA.
Até ao fim do ano, será conhecido o resultado da consultoria que vai determinar o modelo de restruturação destas empresas.
Por outro lado, o Administrador do IGEPE anunciou que, este ano, a instituição vai publicar o primeiro Relatório e Contas do sector empresarial do Estado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.