Mais de 25 mil pessoas do distrito de Monapo, na província de Nampula, já beneficiam de energia eléctrica da rede nacional, mercê da entrada em funcionamento da nova subestação de energia de Namialo.
Trata-se de uma infra-estrutura instalada pelo governo, com o financiamento da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA, inserida no programa Energia Para Todos.
Para a instalação da infra-estrutura foram aplicados 17 milhões de dólares, valor disponibilizado pelo governo japonês.
A subestação de Namialo é estratégica para o Corredor de Desenvolvimento do Norte, pois além de electrificar os distritos da província de Nampula serve também de ligação para diferentes regiões da província de Cabo Delgado.
O Chefe do Departamento da subestação da região norte da EDM, Steven Ferro, refere que a subestação de Namialo desempenha um papel fundamental para o fornecimento de energia a zona norte do país.
Steven Ferro refere que com a entrada em funcionamento da subestação de Namialo o volume de perdas de energia reduziu de 5 por cento para 3.
Entretanto, o Representante Residente Adjunto da JICA, Kobayashi Chiaki, refere que o Japão vai continuar a apoiar Moçambique nos esforços para a electrificação de mais comunidades do país.
Além de projectos de electrificação, o governo japonês através da JICA, financia programas virados a saúde, através da instalação de Institutos de Ciências de Saúde.
Neste sentido a JICA já financiou a construção de 4 Institutos de Ciências de Saúde distribuídos pela zona sul, centro e norte do país, todos eles munidos de laboratórios e salas com equipamentos moderno. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.