As energias renováveis estão a caminho de ultrapassar o carvão, como a maior fonte de produção de electricidade a nível mundial, segundo uma previsão a Agência Internacional de Energia (AIR).
A organização chegou a prever que este marco seria atingido em 2025, mas antecipou a meta, caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.
A AIE previu, recentemente, que este ano será atingido um recorde de instalação de nova potência das energias renováveis, causado pela resposta à crise energética após a invasão russa à Ucrânia.
A organização sublinha que tanto os Estados Unidos da América (EUA), como a Europa, têm vindo a encerrar as suas centrais a carvão e que as renováveis deverão ser responsáveis por um terço da electricidade produzida a nível mundial, em 2024.
A produção de energias renováveis aumentou quase 8% em 2022, o seu maior crescimento nos últimos 30 anos, mas este ano deverá sofrer uma queda, devido às secas que atingem a produção hidroeléctrica.
Em 2024, deverá ter lugar uma recuperação com um crescimento de 11%.
O gás natural deverá manter-se na terceira posição de maior fonte de produção de electricidade, seguido da nuclear e o petróleo.
As renováveis ultrapassaram o gás natural em 2016 para se tornarem na segunda maior fonte a nível mundial.
O consumo de electricidade a nível mundial vai subir 2% este ano, depois dos 2,3% em 2022, com esta desaceleração a dever-se à queda de 6% no consumo de electricidade na União Europeia, devido à crise de energia.
O consumo de electricidade deverá recuperar em 2024, com uma subida de 3,3%, acima dos 2,4% da média anula de cinco anos registados na era pré-covid. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.