O escritor e jornalista Elcídio Bila, lança na próxima quarta-feira na Galeria do Porto de Maputo, o livro “Crónicas de Emergência".
De acordo com um comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, o livro “Crónicas de emergência” é uma novela em jeito de crónicas, publicadas diariamente, na plataforma Mbenga – Artes e Reflexões. “O primeiro texto foi publicado no dia 3 de Abril de 2020, uma reação literária (mas também jornalística) ao primeiro decreto, resultado das medidas preventivas contra à Covid-19”, considera o autor na sua nota ao livro.
Bila toma a ficção como alicerce para contar as peripécias que se vive(ra)m naqueles momentos turbulentos. “Coloco em cena um casal de jovens com dois filhos menores. O drama gira em torno deles. É uma família moçambicana. Da capital. Mas podia estar em qualquer canto deste país. Como muitos, foram obrigados a ‘ficar em casa’. Essa era a tónica governativa para impedir o progresso da pandemia, mas era, ao mesmo tempo, o nascimento de uma crise social, para além de económica. Este livro cinge-se nisso… nas relações (extra) conjugais e na educação dos menores”, acrescenta.
Para o prefaciador da obra Dionísio Bahule, a inserção do acto literário dentro do laboratório social, dá-se não fora do contexto, mas captando-o. “É disso que se mostra nas Crónicas de Emergência – um recurso laboratorial de denúncia cáustica sem deixar de lado ‘os pequenos nadas’ que movem o universo social que percorre Maria e Mário junto de seus dois filhos.”
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.