A Presidente da Assembleia da República criticou, esta quinta-feira, o comportamento da Bancada Parlamentar da RENAMO, durante o informe anual da nação, apresentado esta quarta-feira pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.
Segundo Esperança Bias, o parlamento deve garantir que o Chefe de Estado preste a sua Informação aos moçambicanos num ambiente solene e sereno.
A Presidente da Assembleia da República apresentou na ocasião o pedido de desculpas ao estadista moçambicano, em nome da Assembleia da República.
Discursando na cerimónia solene de encerramento da oitava sessão do parlamento referente a nona legislatura, a Esperança Bias reconheceu que manifestar é um direito constitucional, mas apelou aos moçambicanos para não aderirem aos movimentos que visam criar a desordem no país.
A sessão solene foi igualmente marcada pelos discursos das três bancadas parlamentares nomeadamente, Frelimo, Renamo e MDM.
O Chefe da Bancada da Frelimo, Sérgio Pantie, reprovou no seu discurso, a atitude da RENAMO em relação ao informe do Presidente da República.
O chefe da Bancada da Renamo, Viana Magalhães, referiu-se ao estagio da democracia no país, e apelou a comunidade internacional a desencorajar crimes eleitorais.
Já o MDM entende que a realização das Sextas Eleições Autárquicas remete a necessidade de se revisitar o pacote eleitoral para clarificar os procedimentos em torno do processo eleitoral.
Lutero Simango disse, entretanto, que o seu partido vai continuar a defender a democracia multipartidária e a existência de uma sociedade com cultura de diálogo e inclusão.
A oitava sessão parlamentar da nona legislatura fica marcada por aprovação de 23 materiais, com destaque para O PESOE 2024, a Lei que cria o fundo Soberano e a revisão da Lei de Serviço Militar. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.