O Presidente sul-africano vai ao parlamento, esta quinta-feira, para, entre outraa questões, falar do funcionamento do Governo de Unidade Nacional formado após as eleições gerais de Maio passado.
A ida de Cyril Ramaphosa á sede do parlamento,na cidade do Cabo, acontece dias depois de o Governo de Unidade Nacional que dirige ter completado cem dias.
O funcionamento do Governo de Unidade Nacional faz parte do rol de questões colocadas pelos parlamentares e que devem ser respondidas por Ramaphosa, na sessão desta quinta-feira.
Alguns sectores, incluindo o Partido Comunista, aliado do ANC, têm feito criticas, desde á composição até á coodernação entre os elementos que compõem o executivo de Pretória.
No entanto, o presidente Cyril Ramaphosa disse, no último fim-de-semana, que os cem dias do Governo de Unidade Nacional mostram que cada vez mais sul-africanos acreditam neste executivo.
Os parlamentares também querem ouvir o que Ramaphosa tem a dizer em relação ao combate contra o crime organizado, dias depois de a África do Sul ter assistido ao assassinato bárbaro de 18 pessoas em Lusikisiki, na província do Cabo Oriental.
Esta terça-feira a policia partilhou imagens de
quatro suspeitos aind a monte e pediu a colaboração popular para neutralizá-los.
No último fim-de-semana também foram registados casos arrepiantes: o esfaqueamento de sete membros da família, em Kwazulu-Natal, e morte a tiros de sete pessoas numa casa de diversão, no sul de Joanesburgo.
Cyril Ramaphosa deve explicar de que forma o governo de unidade nacional que lidera vai lidar com esta onda de criminalidade, incluindo casos de extorsão, com mais casos na província do Cabo Oriental.
O estadista sul-africano também vai falar sobre o Pacto para o Futuro, adoptado recentemente pelas Nações Unidas. Este pacto se concentra na acção climática e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globalmente acordados. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.