O Acordo Tripartido Interino entre Moçambique, reino de eSwatini e África do Sul, para a cooperação e utilização sustentável dos recursos hídricos do rio Incomáti e Maputo, assinado no ano 2002, culminou esta quinta-feira com a assinatura de um Acordo de Estabelecimento da Comissão das Bacias Hidrográficas entre os Governos dos 3 países.
O Ministro de Obras Públicas e Recursos Hídricos, João Machatine , disse no acto da assinatura de memorando, em eSwatini, que o acordo deve ser visto também como uma manifestação da vontade dos três países em contribuir para a gestão integrada dos recursos hídricos.
João Machatine afirmou igualmente, que estão previstas medidas planeadas para o aumento do abastecimento de água à cidade de Maputo, Ponta Dobela e irrigação de cerca de 8 mil hectares ao longo da Bacia hidrográfica do rio Maputo.
João Machatine que falava em representação do Governo de Moçambique, encorajou as Organizações de Bacias da SADC e a recente Comissão de Bacia, a prepararem projectos transfronteiriços e mobilizar fundos para fazer face ao aumento da resiliência climática nas bacias hidrográficas dos rios Incomáti e Maputo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.