O Estado moçambicano acaba de alcançar um acordo extrajudicial com o Banco Credit Suisse, no âmbito do financiamento do projecto ProIndicus.
O Ministro da Economia e Finanças disse esta segunda-feira, em conferência em imprensa, que o acordo representa uma solução para o litígio que corre no tribunal de Londres, desde Marco de 2019.
Max Tonela explicou que o acordo significa a libertação recíproca das partes envolvidas no processo que havia sido intentado na crença de que executivos da do Banco Credit suisse e da Previnvest teriam tido envolvimento na contracção das dívidas as empresas ProIndicus, EMATUM e MAM.
Moçambique alega que as garantias dadas para os empréstimos bancários para a compra de navios de segurança marítima, barcos de pesca de atum e outro equipamento não devem ser consideradas válidas porque terão sido obtidas através da corrupção de altos funcionários do Estado.
O Estado moçambicano já despendeu perto de oitenta milhões de dólares, de desde o início do caso, em Marco de 2019, para custear o processo.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.