Este sábado, foi celebrado o quinquagésimo aniversário da morte do herói nacional Francisco Manyanga.
É um acto que teve lugar em Charre, no distrito de Mutarara, em Tete, sua terra natal.
O herói nacional Francisco Manyanga nasceu em 1931, na província de Tete, com o nome de registo Caetano Augusto Mendonça.
Para fugir da polícia secreta portuguesa, em 1963, após entrar para Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), mudou o seu nome para Francisco Manyanga.
Formado como guerrilheiro na Argélia, Francisco Manyanga seria um dos fundadores dos Centros de Preparação Político Militar de Khóngwa e de Nachingweia.
Nos centros, exerceu com brio a função de instrutor, incutindo coragem, determinação e sentido de missão e de pátria aos guerrilheiros.
Manyanga, destemido comandante de guerrilha, na sua qualidade de secretário político, função que acumulava com o cargo de Chefe do Departamento de Defesa Provincial, deu um impulso ao avanço da luta de libertação nacional, ao dirigir, com sucesso, a reabertura da Frente de Tete.
Francisco Manyanga perdeu a vida a 29 de Julho de 1973, aos 42 anos, em Dar-es-Salaam, Tanzânia, vítima de doença.
Os seus restos mortais repousam na Praça dos Heróis, na capital moçambicana e em sua homenagem, uma das principais escolas secundárias do país ostenta o seu nome. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.