Mais de trinta jovens e adolescentes residentes em quatro distritos localizados na região norte de Cabo Delgado receberam uma capacitação, nos últimos cinco dias, em matéria de Arte da Moda.
Trata-se de jovens dos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade e Muidumbe, alvos da acção terrorista.
A iniciativa foi levada a cabo pela jovem estilista moçambicana, Bonázia Regione, residente na cidade de Pemba.
É uma acção que decorreu em paralelo com outras expressões artísticas como a dança, teatro e artes plásticas.
Segundo a mentora do programa, o principal objectivo é de tornar a Moda mais conhecida na província de Cabo Delgado, visto que esta manifestação cultural realiza-se com alguma notoriedade na cidade de Pemba e é vista como arte da elite, cenário que deve reverter.
"A Moda deve ser celebrada á vários níveis, por conta da sua complexidade. Ela representa a nossa forma de ser e estar, de vestir até de comer e não é justo ser celebrada em grandes metrópoles." - disse Bonázia Regione.
Segundo Bonázia, para tornar o programa uma realidade, contou com o apoio da Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Cabo Delgado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD.
No entanto, levar a Moda ao norte de Cabo Delgado, teve uma razão especial.
"Tirar nos jovens, o sentimento de medo e desgraça e trazer-lhes a esperança que nem tudo está perdido e que com a arte podem encontrar o aconchego a meio da turbulência que passam". Sublinhou.
Bonázia Regione, espera a médio e longo prazos limar tabús que cercam a Moda na sua província, daí que, para os próximos dias, a iniciativa poderá abranger outras regiões de Cabo Delgado.
Além, da formação e momento de intercâmbio entre os envolvidos, as raparigas de 10 aos 15 anos de idade, participantes, receberam kits de higiene e limpeza e roupas, como gratificação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.