Câmara dos Representantes viu democratas e republicanos unirem-se para aprovar o apoio.
Câmara dos Representantes norte-americana aprovou o envio de 60,8 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros) em ajuda à Ucrânia, no âmbito da luta contra a invasão russa começada em Fevereiro de 2022.
Segundo a Sky News, democratas e republicanos uniram forças para colocar um fim ao impasse que durava há vários meses.
Contaram-se 311 votos a favor deste pacote de ajuda e 112 votos contra.
Esta assistência militar e económica, que resulta de meses de negociações tensas, acabou por receber apoio das duas bancadas parlamentares e deve agora ser aprovada no Senado, onde uma primeira votação poderá ocorrer já na terça-feira.
O pacote de ajuda à Ucrânia é o mais significativo de um conjunto de três leis em votação numa rara sessão ao sábado, que inclui o apoio a Israel e a Taiwan, num volume total de 95 mil milhões de dólares (89 mil milhões de euros).
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu aos norte-americanos pela decisão. "A democracia e a liberdade terão sempre significado global e nunca falharão enquanto os Estados Unidos ajudarem a protegê-las", escreveu Zelensky. (RM/NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.