Ex-guerrilheira da Renamo, afecta a base da serra da Gorongosa em Sofala, volta ao convívio familiar no distrito de Angónia, na província de Tete.
Trata-se de Anabela José Canhanje, recrutada para as fileiras da Renamo em 1986, após um ataque armado efectuado à sua antiga escola do ensino primário.
Desmobilizada em 1994, em virtude da assinatura do acordo de Roma, que marcou o fim da guerra dos dezasseis anos, em Moçambique a ex-guerrilheira da Renamo regressa a casa.
Em dois mil e doze volta a ser solicitada pelo falecido líder da Renamo, para as matas da serra da Gorongosa, a fim de prestar assistência aos guerrilheiros feridos, nos confrontos com o governo.
Volvidos nove anos longe da sua terra natal, Anabela Jose Canhanje regressa ao distrito de Angónia em Tete, no âmbito do processo de DDR e apela aos ex-colegas que ainda resistem nas matas.
Entretanto, o administrador de Angónia em Tete, Paulo Sebastião apelou a população do distrito para acarinhar esta mulher que assumiu abraçar o caminho da paz e dedicar-se à produção de comida. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.