Inaugura hoje na Galeria Núcleo D’Arte, em Maputo, a exposição colectiva “Mulheres, Arte e Cura”, em homenagem ao Dia da Mulher Moçambicana, que se celebra a 7 de Abril.
Com curadoria de Raquel Vedor, as obras criadas por oito artistas moçambicanas (Saquitifa, Sandra Pizura, Bena Felipe, Emília Fernandes, Fernanda Lima, Melice, Farida, Lizie Ana) e uma espanhola (Cristina González Martin), propõem uma reflexão sobre a arte como instrumento de cura colectiva, destacando temas como superação da violência e resiliência.
Aldino Languana, presidente do Núcleo D’Arte, enfatiza o carácter histórico do projecto com uma particularidade: “Desta vez tudo é feito por mulheres, da curadoria às obras. Desafiamos a Raquel, que abraçou a proposta com dedicação e o resultado promove vozes que precisam ser ouvidas”, destacou.
A “expo” estará aberta ao público até 20 de Abril. “É uma honra ver nosso templo das artes plásticas acolher tanta potência criativa”, conclui Languana, antecipando expectativas altas para a experiência sensorial e crítica proposta apenas por mulheres.
A proposta curatorial reúne técnicas diversificadas como pintura, reciclagem, tecidos, cores, barro e vídeo, além de duas obras interactivas. Uma permite ao público expressar dores pessoais, enquanto a outra colecta mensagens de cura.
Segundo Raquel Vedor, que estreia como curadora no espaço, “a mostra não esconde a dor, mas celebra a força de recomeçar”. Paralelamente, workshops e debates com as artistas ampliam o diálogo sobre o papel da arte na transformação social.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.