Falta de infra-estruturas de retenção de água nos rios Limpopo e Nwanetsi, no distrito de Chicualacuala, norte de Gaza, dificulta o desenvolvimento da actividade agrícola, na região.
Devido a falta destas infra-estruturas, depois da época chuvosa, os rios ficam completamente secos, o que não permite a prática da actividade agrícola mecanizada, ao longo das zonas baixas, destes cursos de água.
A administradora do distrito de Chicualacuala, diz que estudos feitos, indicam a necessidade de se construir diques de retenção da água nos dois rios, de modo a alimentar os sistemas de irrigação.
Cacilda Banze explica que Chicualacuala, possui extensas áreas agrícolas férteis para a produção agrícola, porém, os investidores do ramo, não apostam no distrito, devido a falta de condições de retenção da água dos rios.
Banze diz que recentemente, esteve no vizinho distrito de Massingir, em missão de troca de experiências, onde encontrou avanços no ramo agrícola, em resultado da disponibilidade de água.
Refira-se que o distrito de Chicualacuala, situa-se numa zona semi-árida, caracterizada por seca, calor intenso e queda irregular de chuva. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.