A revisão dos estatutos do Sindicato Nacional de Jornalistas e a sindicalização dos órgãos de informação são os principais desafios do novo secretário-geral da organização, Faruco Sadique, eleito esta quinta-feira
Faruco Sadique, que foi eleito durante a sétima conferência nacional de jornalistas, em Dondo, Sofala na segunda volta com 36 votos, contra 29 de Delfina Mugabe,.
. Na primeira volta, lembre-se, Delfina Mugabe obteve uma vantagem tangencial, ao conseguir 30 votos, mais um que Sadique, enquanto o terceiro candidato, Alexandre Chiúre, conseguiu apenas seis.
Faruco Sadique promete também maximizar a quotização e promover a liberdade de imprensa.
“ Quem saiu vencedor é todo aquele que se sente membro do Sindicato Nacional de Jornalistas. Nós queremos trabalhar com todos. Há nos actuais estatutos muitos aspectos omissos, muitos aspectos que foram fincando ultrapassados, urge a necessidade de actualizá-los. Adequá-los a nova realidade,“ disse.
Os candidatos derrotados Delfina Mugabe e Alexandre Chiúre, dizem estar prontos a contribuir para a melhoria do exercício da actividade jornalística no país.
O secretário-geral cessante do SNJ, Eduardo Constantino, agradeceu o apoio que recebeu durante duas décadas em que esteve à frente da organização e pediu coesão e inclusão.
Os participantes da conferência, na voz de Óscar Limbombo e Bernardo Carlos, esperam que o novo secretariado defenda os interesses da classe.
4 de Agosto é a data da tomada de posse do novo secretariado do SNJ.
Faruco Sadique, antigo chefe de redacção do Diário de Moçambique, na Beira, desempenhou as funções de Presidente do Conselho de administração nas empresas públicas Rádio Moçambique e Televisão de Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.