As Forças de Defesa e Segurança (FDS) iniciaram um confronto intenso contra a auto-proclamada Junta Militar da Renamo, na zona centro do país.
O facto foi anunciado, esta terça-feira em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi na cerimónia de patenteamento de oficiais da Migração.
O Chefe do Estado disse que face as acções militares, foram capturados treze membros da Junta Militar da Renamo, incluindo um ajudante de campo de Mariano Nhongo, líder do grupo.
“Depois da Junta Militar da Renamo ter no dia 11 de Dezembro atacado, sem vítimas, a viatura do Instituto Nacional de Estatística, no distrito de Mossurize, as FDS em perseguição, capturaram na zona de Mafabisse, 3 homens da Junta, confessos. Os Jovens continuam no terreno a vasculhar o inimigo na zona de Nhamanguere e posto administrativo de Galinha, no distrito de Muanza e na zona de Missuluambize. Convidamos mais uma vez o grupo de Mariano Nhongo, voluntariamente a aderir ao DDR, com qualquer força política do país. Que a Junta Militar da Renamo não se deixe manipular, nem deve ser usada por forças internas ou externas para destruir Moçambique ”, disse.
Na comunicação, o Presidente da República manifestou a sua insatisfação face ao comportamento de alguns cidadãos que violam o decreto sobre o estado de calamidade pública.
O Chefe do Estado alertou aos moçambicanos para estarem atentos a informação do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), face a ocorrência de um sistema tropical que acabou evoluindo para ciclone e que poderá atingir o Canal de Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.