O Chefe de Estado Moçambicano e Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, exige melhor coordenação no terreno entre as forças destacadas para combater o grupo terrorista que actua na província de Cabo Delgado.
Filipe Nyusi exige igualmente o respeito pelos direitos humanos e um relacionamento satisfatório com as comunidades locais.
O Estadista moçambicano e Presidente em exercício da SADC falava, esta segunda-feira em Cabo Delgado, na cerimónia de lançamento da força em estado de alerta da SADC.
“Exigimos mais comunicação e troca de informações operativas no terreno, maior disciplina e respeito pelas vidas humanas. Reforcem as suas relações com as comunidades, através do apoio humano directo aos necessitados sempre que puderem dar. Temos a confiança que não há lugar a descoordenação e os comandantes no terreno, já confirmaram que tudo está assente para o melhor entrosamento e articulação entre os contingentes empenhados”, frisou.
Filipe Nyusi recordou que o envio da força em estado de alerta da SADC traduz a determinação colectiva do bloco regional em enfrentar o terrorismo, com vista a restabelecer a tranquilidade e estabilidade como garante do desenvolvimento económico. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.